terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O LADO BOM DA VIDA ( Silver Linings Playbook,2012)







Como é bom respirar cinema de qualidade e encher os olhos com verdadeiras surpresas desta arte em nossas vidas.
O diretor David O. Russel que também fez os magníficos: “Procurando encrenca” (1996), ótima comédia com Ben Stiller e Patrícia Arquette e o filme de guerra ímpar na história do cinema “Três reis” (1999) com George Clooney, faz aqui um filme imperdível!
O roteiro adaptado, do livro: Silver Linings Playbook, de Matthew Quick, pelo próprio diretor (não à toa indicado ao Oscar) faz um enfoque nas relações humanas, em especial nas familiares e amorosas. A história mostra Pat Solitano Jr.(Bradley Cooper), um professor de colegial que sofre de Transtorno Bipolar. Ele permanece um período internado numa instituição mental e sai para morar com os pais: Pat Solitano (Robert De Niro) e Dolores (Jacki Weaver).
Pat, então, para ser recebido pela família novamente e aceito por outras pessoas aposta em se integrar novamente, tentando inclusive recuperar seu antigo emprego. Mesmo ainda estando sobre medicação, observação e crises, ele tenta manter-se em forma, praticando esporte, além de buscar reconquistar sua ex-mulher Nikki. E é num convite de um amigo para jantar que ele é apresentado a Tiffany (Jennifer Lawrence). Se num aspecto temos Pat sofrendo e tentando se recuperar de seu transtorno, do outro há a Tiffany com um quadro de depressão, pós-traumático instaurado pela perda de seu esposo. Os dois então passam a se conhecer por estarem ligados a amigos em comum. Como Pat precisa de uma forma de reconquistar sua ex-mulher, Tiffany propõe ajudar, mas somente se ele for seu parceiro de dança num concurso. Atividade esta sugerida por sua terapeuta. Começa então uma maratona de ensaios e aprendizados aonde ambos com seus conflitos vão se apoiar e também brigar por seus pontos de vista. Neste sentido, entre ganhos e perdas acabam por ficarem próximos. Está aí o grande achado do roteiro.
O diretor também enfoca a relação pai e filho. Robert De Niro, na figura carismática e emocional está ótimo como pai, que é viciado em apostas de jogos de futebol e espera na figura de Pat que este lhe traga sorte para seus jogos. Bradley Cooper, em um de seus melhores papéis, brilha como ator dramático e seu personagem fica dividido entre dar atenção ao pai e ajudar sua amiga Tiffany. Desta situação surgem momentos antológicos, como a cena em que Tiffany invade a casa de Pat cobrando atenção e acaba argumentando com o pai de Pat sobre teorias de sorte e jogos.
Bradley Cooper (de Sem Limites/Se Beber Não Case) e Jennifer Lawrence (de Inverno na Alma/Jogos Vorazes) estão em perfeita sintonia transmitindo sinceridade e espontaneidade em seus papéis. Eles se entregam a história e formam um casal tão carismático que quem assiste torce o tempo todo por eles. É nesta relação que a história dá o tom certo de duas pessoas com dificuldades que se apoiam, se ajudam e mesmo com obstáculos constroem seu o mundo enquanto o tempo passa para que possam tentar encontrar a felicidade.
David O. Russel brilha na direção mais uma vez. Ele acaba fazendo uma espécie de terapia em família e tenta resgatar o valor imprescindível de união em grupo. Além disso, trazendo romance, drama, inteligência e leveza no roteiro, apoiado por uma excelente montagem de Jay Cassidy e Crispin Struthers, além da inspiradora trilha sonora de Danny Elfman junto a ritmos ecléticos, o que enriquece ainda mais a história. Ao final do filme fica uma mensagem edificante: que, apesar de todos os problemas que enfrentamos sempre podemos viver o lado bom da vida; superando obstáculos, tendo apoio das pessoas e encontrando abrigo no amor.







TRAILER DO FILME




PRÊMIOS E INDICAÇÕES:

-Indicado ao Oscar 2013 por: Melhor Filme, Diretor, Ator (Bradley Cooper), Atriz (Jennifer Lawrence), Ator Coadjuvante (Robert De Niro), Atriz Coadjuvante (Jacki Weaver), Roteiro Adaptado e Edição.

-Prêmio de Globo de Ouro 2013 de Melhor Atriz - Comédia ou Musical (Jennifer Lawrence).

- Prêmio SAG Award 2013 de Melhor Atriz (Jennifer Lawrence)


CURIOSIDADES:

- Mark Wahlberg (“O Vencedor”.) estava no projeto, mas abandonou a produção após atrasos no tempo de filmagens do filme.
- Angelina Jolie e Anne Hathaways chegaram a ser cotadas para o papel de Tiffany, mas não aceitaram por problemas na agenda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário